Curso de Empreendedorismo do HUB 2017 estimula professores a disseminarem o conceito em sala de aula

Foi realizado entre os dias 31 de julho e 3 de julho, no Parque Tecnológico Botucatu, com apoio de seu Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI), a primeira fase do Desafio Empreenda Botucatu 2017, com o curso de empreendedorismo destinado a professores das faculdades da Unesp e também da Faculdade de Tecnologia (Fatec) na cidade. Também conhecido como HUB, a iniciativa busca estimular o desenvolvimento de projetos empreendedores no ambiente acadêmico e científico, além de ajudar os alunos a transformarem suas ideias em um modelo de negócio.

Os professores foram capacitados por meio de uma metodologia própria do Sebrae-SP, condensada em 32 horas, para que posteriormente possam trabalhar o tema em sala de aula, numa grade de 80 horas. Ainda neste mês de agosto iniciam as atividades com os estudantes, que receberão capacitação e mentoria para o desenvolvimento de seus projetos.

Para a professora Débora Cristina Damasceno, responsável pelo Laboratório de Pesquisa Experimental em Ginecologia e Obstetrícia e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), o curso superou suas expectativas. A pesquisadora admitiu que no início das aulas chegou a ficar assustada ao perceber que seu conhecimento sobre empreendedorismo era superficial, mas afirmou que, ao final do treinamento, chegou à conclusão que terá de repensar sua postura em sala de aula.

“O empreendedorismo é um conceito que pode nos ajudar não apenas no mundo empresarial, mas também em nossa vida pessoal. Aprendemos que devemos ser mais audaciosos e acreditar mais em nosso potencial”, observou. A professora ainda defendeu que a disciplina de empreendedorismo deveria fazer parte da grande das universidades logo nos primeiros anos da graduação.

“Esse curso me fez refletir sobre o impacto, para a sociedade, daquilo que faço dentro da universidade”, acrescentou Débora, destacando que pretende participar de outros eventos promovidos pelo Sebrae.

Outro participante do curso de empreendedorismo promovido no Parque Tecnológico Botucatu foi o professor doutor Mário de Oliveira Neto, do Departamento de Física e Biofísica do Instituto de Biociências de Botucatu/Unesp (IB). Para ele, a metodologia utilizada pela equipe do Sebrae permitiu que os alunos pudessem participar efetivamente da capacitação, o que, em sua opinião, foi produtivo.

Mário ainda ressaltou que as universidades não podem mais formar profissionais para trabalharem somente como professores ou pesquisadores, pois a academia já não consegue absorver essa demanda. “Os profissionais do futuro precisam ser empreendedores. Assim, ao aturem na iniciativa privada, por exemplo, poderão estimular o fomento de pesquisas em parceria com as universidades, para que tenham um importante impacto na vida das pessoas. Essa é uma tendência para superar a crise econômica que enfrentamos no país”, argumentou.

Entusiasmado com o curso de empreendedorismo, o professor já faz planos para dar início a uma disciplina com esse tema no IB. “Temos que formar profissionais empreendedores, que possam conquistar boas colocações no mercado de trabalho e ainda gerar empregos”, finalizou.

Entre os dias 17 e 30 de agosto estarão abertas as inscrições para que os estudantes interessados possam participar do Desafio Empreenda Botucatu 2017 e receber capacitação e mentoria para o desenvolvimento de seus projetos. As melhores iniciativas passarão por uma pré-avaliação para a seleção dos dez trabalhos, que depois serão submetidos a uma banca avaliadora quando serão escolhidos os três melhores para receberem uma premiação.

A etapa de sensibilização terá início com a palestra "Empreendedorismo como opção de carreira”. Dia 15 de agosto, às 19h30, o evento será realizado na Fatec; dia 16 a apresentação acontecerá no auditório do IB/Unesp, em Rubião Júnior, às 18 horas; e no dia 17 se repetirá no auditório da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, no câmpus do Lageado, também às 18 horas. Os interessados devem acessar o link: https://goo.gl/oZEEfL

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Parque Tecnológico Botucatu (via 4toques comunicação)

PARQUE TECNOLÓGICO BOTUCATU
Rod. Gastão Dal Farra, Km 07+184 Metros CEP 18605-525-Jd Aeroporto - Botucatu/SP
Fone: (14) 3813-3629
E-mail: contato@parquebtu.org.br