WhatsApp Image 2021-12-01 at 18.47.31 (1)

A primeira noite da 5ª Rodada de Empreendedorismo e Inovação, promovida pelo Parque Tecnológico Botucatu, começou com a abertura do seu diretor Executivo, Daniel Lopes. Logo em seguida, com mediação do presidente do Conselho de Administração do Parque Tecnológico, Prof. Carlos Frederico Wilcken, 6 convidados falaram de forma objetiva sobre suas perspectivas e visões da retomada da economia no estado de São Paulo.

 

Fábio Vieira de Souza Leite, secretário Municipal de Governo da Prefeitura de Botucatu, falou sobre o foco do Município nos últimos anos, em especial quanto à infraestrutura, enquanto comentava sobre a retomada da Economia. Sobre este assunto, Fábio evidenciou Botucatu com os maiores programas de testagem de Covid-19 no mundo. “Botucatu teve a oportunidade de imunizar toda a população, com um programa de vacinação inédito, depois de apenas uma outra cidade (Serrana-SP), e já estamos indo para a terceira dose”, destacou. Além disso, também evidenciou um grande projeto em parceria com a Sabesp e o Governo de São Paulo para a construção da Represa do Rio Pardo, com o objetivo de proporcionar segurança hídrica.

 

 

Paula Lima, subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, também participou e trouxe sua visão sobre a retomada da economia no estado em setores como tecnologia e inovação. “Já temos políticas públicas voltadas para essa área, o próprio ideiagov, que é uma ideia de inovação em governo. O governo de São Paulo tem olhado para a sustentabilidade e seu compromisso com a emissão de carbono. E, também tem o investimento de uma proposta, junto ao Banco Internacional de Desenvolvimento, para viabilizar via Desenvolve - SP, investimentos para startups. A pandemia mostrou como é importante valorizar a ciência, tecnologia e investir nos institutos de pesquisas”, finalizou.

 

 

Leandro Amaral, diretor titular do CIESP - Regional de Botucatu, salientou que na retomada da economia existem dois pilares evidentes: “Nós temos dois pilares que são as respostas: conhecimento e a geração de inovação. E, nós somos privilegiados nesses assuntos em Botucatu”, terminou.

 

 

O presidente da Câmara Municipal de Botucatu, vereador Rodrigo Rodrigues, o Palhinha, durante sua fala disse que o sonho de todo município é chegar muito próximo de ser autossustentável. “Temos em Botucatu mão de obra, tecnologia, então temos nas mãos um tesouro gigantesco. Essa união de forças é para gente ter esse futuro ideal. Não somos ilhas, mas se a gente conseguir se aproximar da autosustentabilidade, auto-suficiência, vamos ter um plano ideal de trabalho”, frisou.

 

 

Fábio Rocha, diretor do SENAI de Botucatu, afirmou que, de fato, todo esse cenário de pandemia foi desafiador para as indústrias. “Nós que vivemos a pandemia pela primeira vez nas nossas vidas, passamos por um período muito desafiador e de aprendizado. Juntos, seremos mais fortes. Botucatu e região estão avançando e sim, dando muitos frutos”, colocou.

 

 

Ainda sobre essa retomada, Eduardo Nascimento, gerente Escritório Regional do SEBRAE em Botucatu, mostrou a efetividade e trabalho do órgão nesse momento de pandemia e retomada. Sobre isso, falou: “Do começo do ano até agora o SEBRAE atendeu 1.161 micro e pequenas empresas, o que nos deixa satisfeitos. E o que comprova a efetividade do SEBRAE é que  82% das empresas que atendemos relataram que no momento da pandemia conseguiram manter ou aumentar o faturamento”, terminou.

 

 

Insights e tendências pós-pandemia

 

Após as apresentações sobre esse tema, o convidado Alexandre Robazza, consultor do SEBRAE-SP, falou sobre os Insights e tendências pós-pandemia. Logo no início da apresentação, falou: “Queria começar a falar desta pandemia de uma forma diferente. Ela de fato está inaugurando o século XXI. Os séculos , historicamente, possuem um marco. Nesse período, o medo ficou muito latente, o que leva a uma retração. Mas, ao mesmo tempo que o medo é um importante sentimento hoje, temos observado um grande otimismo. As pessoas olham para o futuro com otimismo”, avaliou.

 

Ainda sobre o assunto, Alexandre disse que todas as questões que alteram o dia a dia, fruto da pandemia, também vêm acompanhadas de outros aspectos importantes. “Nesse momento estamos falando de uma expansão das suas fronteiras. Existem duas vertentes: Fronteira Espacial (Botucatu tem o Parque Tecnológico e não há dúvida que isso influencia diretamente na cidade); e Fronteira Metaverso (que é um movimento que consolida algumas tendências e ainda vai apresentar uma série de cadeias de oportunidades)”, ponderou.

 

Para finalizar sua apresentação sobre os insights pós-pandemia, Alexandre usou a frase: “O mundo mudou, o consumidor mudou, e o empreendedor precisa mudar”.

 

 

Assista o primeiro dia da Rodada: https://www.youtube.com/watch?v=Nwe3NrCn2e4