Artboard-1Inscrições-Abertas_PT_002

Nos dias 19 e 20 de novembro de 2019, a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SAE), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTEC) realizarão a terceira edição do Fórum da Indústria Espacial Brasileira nas instalações do próprio Parque Tecnológico, na cidade de São José dos Campos, em São Paulo. O objetivo do Fórum é criar, a partir de uma ótica comercial, um ambiente de debate, de troca de ideias e de possibilidades de negócios essenciais para o desenvolvimento do setor espacial brasileiro. O evento propicia a interação entre a iniciativa privada e entes governamentais, instituições de fomento, institutos de pesquisas, universidades, startups.

 

A Economia Espacial envolve a produção de hardware e software para lançadores, satélites e infraestrutura de solo e também a de aplicações espacial. A partir de dados e imagens satelitais, inúmeros setores produtivos são beneficiados pelos serviços de sensoriamento remoto, telecomunicações, meteorologia, posicionamento e navegação, coleta de dados. Assim, além das empresas do setor espacial, o Fórum busca atrair também aquelas de diferentes setores produtivos usuárias e fornecedoras de aplicações espaciais, servindo como um espaço em que tais setores produtivos possam discutir seus projetos e estabelecer novas parcerias baseadas em tecnologias espaciais.

 

Nesta edição, o tema será: “Economia Espacial e Negócios”. A ideia é discutir os benefícios socioeconômicos gerados a partir do setor espacial, as aplicações possíveis, as formas de fomento para novas empresas e os possíveis modelos de utilização comercial dos centros de lançamentos. A inovação dessa edição é a ampliação do público alvo: representantes dos Estados Unidos, da Europa e da América Latina participarão do Fórum como convidados internacionais, a fim de promover maior integração da indústria nacional com o ambiente externo.

 

Toda programação, forma de inscrição e outras informações estão presentes no site oficial do evento: http://forumindustriaespacial2019.aeb.gov.br/

 

Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)


parquetecnológicotecnologiainovaçãonegóciosindústriaespacialsjcstartup