O Parque Tecnológico de Botucatu recebeu na tarde da última sexta-feira (3) a 41ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio-Tietê. Na oportunidade participaram do evento o prefeito de Botucatu, João Cury Neto; o prefeito de Sorocaba e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), Antônio Carlos Pannunzio, além de representantes dos 34 municípios que fazem parte do comitê.
 
Além da deliberação de projetos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos  e os novos pleitos para este ano ao Fehidro, o encontro contou  com uma breve palestra do secretário-chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel. PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, e outra do superintendente regional da Sabesp, Mário Eduardo Pardini Affonseca,  que detalhou todos os investimentos realizados recentemente nas 33 cidades da regional.
 
“Botucatu hoje, através da gestão ambiental pelo Poder Executivo, vem despontando dentro da Bacia do Sorocaba e Médio Tiete, e no Estado como um todo.  Basta ver as primeiras colocações no programa Município Verde-Azul [2012 e 2014]. Então dentro deste comitê estaremos sempre buscando atingir a excelência na coleta e tratamento da água para a nossa região, algo fundamental para a qualidade de vida da população”, diz o secretário municipal de Meio Ambiente, Perseu Mariani. 
 
“Além de discutir os recursos que podem ser viabilizados aos municípios, este encontro foi importante para mostrar a importância do papel da Sabesp dentro da nossa região, que abrange mais de 1 milhão de vidas. No ano passado o Estado passou por uma estiagem muito severa e a Sabesp teve uma capacidade de resposta muito rápida diante dessa adversidade. O que nos orgulha demais”, ressaltou o prefeito de Botucatu, João Cury Neto, que também é representante do comitê junto ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos.
 
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê é um colegiado que cuida da gestão ambiental de uma das mais importantes áreas do estado de São Paulo. Abrange uma população aproximada de 1,6 milhão de moradores, um grande polo industrial com mais de 8 mil indústrias, e diversas unidades de conservação como uma extensão significativa de afloramento do Aquífero Guarani, além de mananciais e remanescentes da mata atlântica.
 
Cidades abrangidas pela Bacia Hidrográfica Sorocaba / Médio-Tietê
Botucatu
Sorocaba
Salto de Pirapora
Boituva
Porto Feliz
Tatuí 
Quadra
Porangaba 
Bofete
Mairinque
Alumínio
Ibiúna 
Vargem Grande Paulista
Araçoiaba da Serra
Capela do Alto
Piedade 
Votorantim
Torre de Pedra
Anhembi
Itu
Cerquilho
Cesário Lange
Cabreúva 
Salto
Tietê 
Iperó
Sarapuí
Alambarí
Pereiras
Conchas
Araçariguama
São Roque
Laranjal Paulista
Jumirim
 
 
 
06/07/2015 - Igor Medeiros