BOTUCATU 2018

O Programa Empreenda Botucatu está em pleno andamento das atividades junto aos estudantes do Ensino Superior de Botucatu [Unesp, Fatec, UNIBr, ITE e Galileu]. O programa, que está na sua terceira edição busca estimular a cultura empreendedora no ambiente acadêmico e científico, além de ajudar os alunos a planejarem suas carreiras profissionais e transformarem suas ideias em um modelos de negócio.

 

No módulo Negócios, 13 projetos foram aprovados [veja lista abaixo] para continuar a receber mentoria e conteúdo coordenado pela equipe Sebrae-SP. Eles estão relacionados a áreas como saúde, sustentabilidade, agricultura, gestão, entre outros. “Em anos anteriores toda a participação foi presencial. Este ano temos a plataforma online, então os participantes precisam ficar atentos aos prazos para concretização das lições e envio para que não percam nada”, explica Henrique Teixeira, do escritório regional do Sebrae Botucatu.

 

Projetos - Módulo Negócios

Antonio Marcos de Oliveira - Fatec

Projeto: Energia Eólica Híbrida

 

Caroline Vieira Silva - Unesp

Projeto: EcoSeja Sustentabilidade

 

Eduardo Augusto de Mattos - UNIBr

Projeto: Azulejo com Polímero Reciclável

 

Heitor Sanchez Melhado Filho - Fatec

Projeto: Hortipanc

 

Leandro Augusto Esposto Camara - Unesp

Projeto: HUB Saúde - Espaço Multidisciplinar

 

Marcos Martins Marchetti - Fatec

Projeto: Consultoria em desenvolvimento de ferramentas de gestão e planejamento baseada em inteligência artificial

 

Michele Marinho Oliveira - Unesp

Projeto: Plantando natureza, se colhe bons frutos

 

Michele Bruna Santana Santos - Fatec

Projeto: Alimento Vivo - Encontro alimentos de verdade perto de você

 

Milena Rosa Lopes Lozano - Fatec

Projeto: Sua Vida em Equilíbrio

 

Noel Marino Costa Júnior - UNIBr

Projeto: Estabilizador de Rotação de Gerador

 

Pedro Henrique Leoneo Ferreira - Unesp

Projeto: Kahoun

 

Sirley Carlos da Silva - UNIBr

Projeto: Fab Lab

 

Willian Ramos - Faculdade Galileu

Projeto: Check.me

 

Módulo Carreira

Já o módulo Carreira contou com pouco mais de 70 inscritos, cerca de 30 em cada turma . As atividades são realizadas às terças, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e aos sábados pela manhã, na Fatec. “São turmas muito ecléticas. De alunos de 1' ano (da graduação) à doutorandos. Mas as dúvidas e anseios são os mesmos: o que eu vou fazer quando meu curso acabar ? quais são as competências, habilidades e atitudes que esse novo mercado de trabalho pede ? Pois hoje ter diploma ou pós graduação não é sinônimo de empregabilidade. Outra questão a ser trabalhada é sobre a pessoa não apenas "ter emprego", mas também de sentir-se realizado”, comenta a coach Milena Lozano.

 

A ideia é que os estudantes, ao longo deste segundo semestre, passem por oficinas de desenvolvimento pessoal e profissional. Tudo para que possam mapear suas próprias competências, planejar e tirar do papel um bom projeto inovador para o mercado e à sociedade. Os melhores projetos serão apresentados junto a uma banca de profissionais especializados (Pitch), no mês de novembro.

 

O programa Desafio Empreenda Botucatu é uma iniciativa do Parque Tecnológico Botucatu, através de seu Núcleo de Empreendedorismo e Inovação [Escola de Negócios SEBRAE/SP, Escritório Regional Botucatu - SEBRAE/SP, Unesp, Fatec, UNIBr, Faculdade Galileu, ITE Botucatu, Cebrac e Milena Lozano Coach].

 

EmpreendedorismoEducaçãoInovaçãoensinosuperiorparquetecnológicobotucatusebraetecnologianegóciocarreira