WhatsApp Image 2021-08-10 at 17.25.08

O diretor geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Marcelo Nunes, esteve em Botucatu entre os dias 9 e 10 de agosto onde cumpriu uma extensa agenda junto a lideranças e empresários que compõem o ecossistema de tecnologia e inovação na cidade. O primeiro compromisso foi no Parque Tecnológico Botucatu, onde se encontrou com o diretor executivo, Daniel Lopes; Rafael Abdallah Vizotto, gestor de convênios e Leonardo Curi Martin, assistente técnico de Inovação.

 

Durante a reunião, Marcelo compartilhou experiências que têm dado certo em São José dos Campos e mostrou caminhos que podem ser trilhados pelos parceiros de Botucatu para captação de recursos, desenvolvimento de projetos e geração de novos negócios na região. Em seguida, ele teve a oportunidade de conhecer as instalações das duas incubadoras de empresas administradas pelo Parque Tecnológico Botucatu. Uma delas é a Incubadora Botucatu e a outra a Incubadora Prospecta, localizada no câmpus da Unesp na Fazenda Lageado.

 

Na Incubadora Botucatu, o diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos esteve acompanhado também do atual diretor Ciesp - Regional de Botucatu, Leandro Amaral e da diretora eleita para comandar a entidade a partir de janeiro de 2022, a empresária Patrícia Dias. Já em visita à Incubadora Prospecta, Marcelo Nunes foi recepcionado pelo professor Carlos Frederico Wilcken, professor do Departamento de Proteção Vegetal, atual Presidente do Conselho de Administração da Associação Parque Tecnológico Botucatu e ex-diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu, e pelo atual vice-diretor da FCA e membro do Conselho de Administração do Parque, Prof. Caio Carbonari, câmpus onde está instalada a incubadora.

 

Dando sequência à agenda, Marcelo esteve no gabinete do prefeito de Botucatu, Mário Pardini, também acompanhado do diretor do Parque Tecnológico Botucatu, Daniel Lopes, da empresária Patrícia Dias e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Junot de Lara Carvalho. Já na reta final de sua passagem pela cidade, Marcelo ainda visitou a empresa e o projeto de expansão da WF Estruturas e Sistemas, especializada em estamparia aeronáutica e membro do Cluster Aeroespacial de Botucatu, da qual Patrícia é diretora. E por fim, esteve conhecendo toda infraestrutura e a inovação da unidade do Senai de Botucatu, onde foi recebido pelo diretor, Fábio Rocha.

 

Em uma avaliação antes de se despedir da cidade, o diretor geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos destacou que o ecossistema de Botucatu está muito bem estruturado. “As duas incubadoras possuem empresas de base tecnológica. O Ciesp tem dado suporte para o acesso a grandes empresas do setor industrial. A Prefeitura está comprometida com o objetivo de ter a inovação como um ponto forte na cidade. E, diante desse cenário, o papel do Parque Tecnológico Botucatu é de ser o grande articulador de todos esses players”, observa.

 

Segundo Marcelo, é preciso levar em consideração a demanda que vem do setor produtivo. “Ele é imprescindível para o sucesso desse ambiente de inovação. A academia tem seu papel de fazer com que a pesquisa e o desenvolvimento cheguem para o setor produtivo. O Parque Tecnológico precisa atuar em rede e o Parque de São José dos Campos está à disposição para compartilhar as suas experiências e ajudar a equipe de Botucatu a alcançar o objetivo de transformar Botucatu em um grande polo de desenvolvimento e inovação”, finaliza.

 

Daniel, diretor executivo do Parque Tecnológico Botucatu, acrescentou: “A visita do Marcelo foi algo enriquecedor e nos trouxe um grande aprendizado. Pudemos demonstrar um pouco do que temos, onde queremos chegar e aprender com as situações já vivenciadas por ele. Esse compartilhamento da experiência dele nesse ecossistema e da possibilidade de futuras parcerias nos deixa esperançosos de que estamos em convergência para o desenvolvimento. Importante mostrarmos esse alinhamento entre o Parque Tecnológico Botucatu, poder público, as universidades e o setor produtivo”, terminou.