Com o objetivo de manter a busca constante pela melhoria contínua, um grupo de empresas do segmento aeroespacial promoverá entre os dias 14 e 18 de agosto, no Parque Tecnológico Botucatu, a terceira edição de uma Semana Kaizen em Botucatu. A coordenação estará sob a responsabilidade da Vemax Usinagem, com apoio da Embraer e demais fornecedoras.

Serão discutidos projetos inovadores que tem o propósito de aprimorar processos dentro das empresas, baixando custos e melhorando a produtividade. Integram a Semana sete fábricas de Botucatu, uma de Areiópolis e duas de Piracicaba. Juntas, elas reúnem aproximadamente 1 mil funcionários.

A iniciativa faz parte do PDCA (Programa Desenvolvimento da Cadeia Aeronáutica), um programa criado pela Embraer com parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com o objetivo de transbordar as boas práticas de gestão para que os fornecedores inicialmente se tornassem cada vez mais competitivos e, no futuro, também se tornassem empresas exportadoras.

O Programa atua sobre quatro pilares: atendimento; redução de custos; qualidade e eliminação de desperdícios. As ações do PDCA são construídas a partir da aplicação de modelos de excelência em gestão, filosofia lean, práticas de kaizen (melhoria contínua) e, planejamento estratégico.

Em 2016, a cadeia de fornecedores nacional entregou à Embraer cinco milhões de peças, que já estão sendo usadas também na produção dos protótipos dos novos jatos comerciais – os E-Jets E2 – e no avanço do cargueiro KC-390.

Segundo Francisco Soares, Vice-Presidente de Suprimentos da Embraer, “isso só foi possível porque os fornecedores melhoraram seus processos e se tornaram mais competitivos. Um fato importante é o de que a Embraer está mais compradora – somente para uma aeronave da família de jatos E2, o volume de compras da cadeia subiu para 9.5 mil itens, ante 6.9 mil na atual geração”.

 

Sobre o método Kaizen

O Kaizen é uma metodologia que permite baixar os custos e melhorar a produtividade por meio da eliminação dos desperdícios existentes na empresa, sejam em processos produtivos, produtos, manutenção de máquinas ou, ainda, processos administrativos.

 

Empresas participantes da semana Kaizen

Botucatu: VEMAX usinagem, STB Aerospace, Globo Bot, Mazatech, SB Industrial, Symaq e WF

Areiópolis: Aerocris

Piracicaba: Fastwork e EACIAL

 Organização:

VEMAX usinagem

 

Apoio:

EMBRAER, PDCA e Parque Tecnológico Botucatu