portrait-successful-farmer-cattleman-sheep-barn_342744-430

Dinamicidade e inovação são duas características que devem caminhar junto com a agricultura para garantir melhores resultados na forma de produzir alimentos. Por isso, a conectividade acoplada às máquinas agrícolas tem chamado a atenção de empreendedores do mundo todo e é considerada um marco na história do agronegócio.

Na fazenda Alvorada, em Tapaciguara, Minas Ferais, essa já uma realidade observável. Não à toa, a propriedade é considerada a mais tecnológica do Brasil.

Essa conectividade das máquinas chegou a um novo nível em 2019, quando foi implementado o projeto de Unidade de Referência Técnica, conhecido como URT.

Segundo Guilherme Almeida, produtor rural da fazenda, ele procurou a concessionária John Deere pois queria inovar em tecnologia na fazenda. A empresa, então, “comprou” a ideia e a implantou.

Primeiro, priorizaram resolver o problema de conectividade da internet, que chega via rádio na fazenda. Para isso, foram instalados dez pontos de distribuição, o que garante a conexão das máquinas em tempo real e garante que os dados gerados e informações do solo sejam reunidos em uma única plataforma que integra a fazenda a fábrica e a concessionária ao mesmo tempo

A vantagem de permitir que a tecnologia seja parte da rotina da fazenda é que, a qualquer momento do dia, o produtor está ciente de tudo que está acontecendo em todos os locais de sua propriedade, o que reflete em uma solução de problemas mais rápida.

Essa implementação representa um novo modelo de negócio na Agricultura 4.0, na qual o produtor se torna mais apto a abrir espaço para a tecnologia, acelerar processos e integrar os serviços a outras empresas que também podem colaborar, além, claro, de poder fazer a gestão de uma fazenda inteira à distância, o que, no passado, parecia impossível.


#fazenda#tecnologia#agricultura#inovação#empreendimento