O Parque Tecnológico de Botucatu abrigou no último dia 9 de novembro o “1 Dia Q”, evento organizado por empresas fornecedoras da Embraer no Município. Esta primeira edição, que marcou o Dia Mundial da Qualidade [celebrado toda segunda quinta-feira de novembro], reuniu representantes de 63 empresas que atualmente prestam serviços à multinacional do setor aeronáutico. Inclusive, algumas inseridas fora do Estado de São Paulo.

Fruto da 24ª Semana Kaizen, realizada em agosto deste ano, também no Parque Tecnológico Botucatu, o 1º Dia Q buscou criar um ambiente favorável à mudanças de pensamentos e ações para que as empresas possam atingir maior eficiência operacional. Assim, a base de fornecedores estará cada vez mais preparada e competitiva para o mercado nacional e internacional.

Os participantes puderam acompanhar conteúdos relevantes de sete palestrantes: Jairo Martins, presidente da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ); Prof. Messias Borges docente em Engenharia da Qualidade na Unesp e USP; Moises Valias, da ABS Group, empresa especializa em gestão da segurança; além de profissionais que atuam nos setores de qualidade da própria Embraer, como Renan Fausto, Luciano de Oliveira, Valério Araújo e Rodrigo Campos do Nascimento. A proposta é que as fornecedoras da Embraer possam agora manter encontros mensais com objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do setor.

O setor aeronáutico emprega milhares pessoas em Botucatu e região, o que impacta diretamente na economia. Estão instaladas no Município a Vemax, STB Aerospace, Globo, Mazatech, SB Industrial Metalúrgica, Symaq, MCJ Tapeçaria Aeronáutica, e WF. Já em Aeriópolis está localiza a Aerocris. Além do apoio do Parque Tecnológico e Embraer, o 1º Dia Q contou com o patrocínio das seguintes empresas: Quimatic, Grob, Word, Gero e Speedcut.