INDÚSTRIA EMPREGO TRABALHO_httpwww.freepik.comDesigned by senivpetro

Nos próximos 5 anos, o país precisará qualificar 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação profissional e aperfeiçoamento para atender às demandas de um mercado de trabalho em franca transformação.

 

Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para guiar a oferta de cursos. As ocupações têm na formação conhecimentos de base industrial, por isso são oferecidas pelo SENAI, mas os profissionais podem trabalhar em qualquer setor da economia.

 

O estudo constata que a maior demanda será pelo aperfeiçoamento - a formação continuada - de trabalhadores que já estão empregados. Em seguida, vêm aqueles que precisam de formação inicial para ingressar no mercado de trabalho, tanto para ocupar novas vagas quanto para ocupar postos abertos devido à aposentadoria. 

 

No entanto, as exigências do mercado de trabalho variam de acordo com a vocação econômica das regiões brasileiras. Para entender a realidade regional, o SENAI também estruturou um Mapa do Trabalho Industrial de cada um dos 26 estados e do Distrito Federal. A pesquisa completa pode ser acessada na seção de notícias do Portal da Indústria.


CNIindústriacapacitaçãoempregotrabalho