Uma equipe do Parque Tecnológico Botucatu formada pelo diretor-executivo, Carlos Alberto Costa e por Leonardo Curi, assistente técnico de inovação, participam nesta semana da 27ª Conferência Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) - o maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina, realizado em parceria com o Sebrae. A Conferência, que é realizada no Rio de Janeiro, contou, em seu primeiro dia de programação, com os minicursos “Sustentabilidade, inovação e liderança empresarial” e “Do real estate ao place branding”. Os participantes puderam escolher, de acordo com seu perfil e necessidade, qual curso pretendem fazer.

Ainda no primeiro dia foi realizado o Workshop Anprotec, com o tema “Governança de Parques Tecnológicos”. Também para o dia 23, estava programado o Fórum Sebrae de Inovação, com o tema “Simbiose entre pequenas e grandes empresas. Protagonismo dos ambientes de inovação na agenda de corporate venture”.

O segundo dia da conferência, terça (24), marcará o início das sessões plenárias, que serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro. A primeira plenária terá como foco o tema central da conferência, “Inovação e empreendedorismo transformando cidades”, e será realizada das 10h às 11h15. Já a segunda sessão plenária abordará “A evolução dos ecossistemas de inovação” e acontecerá das 11h25 às 13h. 

Haverá também sessões técnicas paralelas em diferentes salas, com apresentação dos artigos aprovados na Chamada de Trabalhos da Conferência, com foco no resultado de estudos e pesquisas que tenham relação com o tema do evento, além do relato de boas práticas. Também no segundo dia, será realizado o 1º Encontro Brasileiro dos Ambientes de Aceleração, que reunirá representantes e convidados de aceleradoras. A sessão “Memórias do Movimento” antecederá a Assembleia Geral da Anprotec e apresentará registros históricos dos associados em comemoração aos 30 anos da associação.

Ainda dando continuidade às atividades do dia 24, entre às 11h15 e 11h25, será anunciada a lista das startups selecionadas na terceira rodada do Programa de Promoção da Economia Criativa, que será feito pela Anprotec e Samsung. Resultado da colaboração entre Samsung, Anprotec e Centro Sul-Coreano de Economia Criativa e Inovação (CCEI), o Programa está em sua terceira rodada, a qual recebeu 400 propostas de startups brasileiras (um novo recorde para o projeto) para negócios inovadores de base tecnológica. Outro momento de grande importância neste dia, será o anúncio da 3ª chamada do Programa de Incubação de Aceleração de Impacto, que será apresentada pela Anprotec, ICE e Sebrae, entre às 13h e 13h15.

No terceiro dia (25), além das sessões plenárias “O Brasil e a nova geopolítica global” e “A evolução do macroambiente para o empreendedorismo inovador no Brasil”, será realizada a premiação dos melhores artigos apresentados nas Sessões Técnicas Paralelas. O dia também contará com a sessão especial “Descontruir é o segredo”, apresentada pelo carnavalesco Paulo Barros. Após a sessão de encerramento, os convidados poderão participar da festa de encerramento, que será realizada no Museu do Amanhã.

O último dia da Conferência (26) será reservado para as visitas técnicas. Os participantes terão a oportunidade de conhecer ambientes de inovação locais.

Assessoria de Comunicação e Imprensa (via 4toques comunicação)

Parque Tecnológico Botucatu