Prefeito dá posse aos integrantes do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Botucatu

 

Com o auditório Cyro Pires lotado, na tarde da última quarta-feira (10), aconteceu a cerimônia de posse dos integrantes do COMCITI – Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação de Botucatu, constituído oficialmente a partir do decreto nº 10.213, de 18 de maio de 2015, assinado pelo prefeito João Cury Neto.
 
Previsto na Lei 5.547/13, que dispõe sobre o Sistema de Inovação de Botucatu, o COMCITI é um organismo colegiado, consultivo e recursal de apoio ao Poder Executivo Municipal, com a finalidade de promover a discussão, a proposição e o acompanhamento das políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação, de interesse do município, bem como apoiar e incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação, com vistas ao desenvolvimento sustentável. 

 As pessoas designadas pelo prefeito municipal ou indicadas pelas instituições que compõem o Conselho possuem vasta experiência profissional na administração, implantação ou execução de projetos e programas de desenvolvimento científico e tecnológico. Consideradas de relevante serviço público, as atividades serão exercidas gratuitamente, sem qualquer tipo de remuneração ou gratificação. 

 A fim de permitir a renovação parcial do Conselho, os primeiros conselheiros nomeados terão mandatos diferenciados, com 10 membros ocupando o posto por dois anos e outros 11 pelo período de quatro anos. O presidente será escolhido na primeira reunião de trabalho a ser agendada, ocasião em que também deverá ser discutida a elaboração do regimento interno do órgão.  

 O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Alberto Costa, ressaltou que assim que foi convidado pelo prefeito João Cury para integrar o governo passou a trabalhar para estabelecer uma base legal que venha a criar as condições para que o desenvolvimento do município aconteça alicerçado em ações nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. 

 Esse trabalho culminou na elaboração da Lei de Inovação de Botucatu, que prevê entre outras ações a criação do Parque Tecnológico, o Fundo de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação; da Fundação Educacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; do Prêmio Botucatu de Inovação e do COMCITI. 

 “Botucatu está preparando sua infraestrutura, sua base legal, as instituições e o relacionamento entre elas para promover o desenvolvimento, aproveitando as características do município. Há uma grande plataforma científica instalada aqui, geradora de conhecimento da mais alta qualidade no país e o município deve saber se apropriar disso para criar oportunidades, gerar empregos, melhorar a qualidade de vida de quem vive aqui. O Conselho será um grande parceiro para auxiliar, propor, orientar questões relacionadas ao desenvolvimento, baseado em ciência, tecnologia e inovação”.

 Para o prefeito João Cury, dar posse aos membros do Conselho é mais um passo importante para a gestão do segmento de Ciência, Tecnologia e Inovação, criando uma governança descentralizada e que permita o empoderamento de todos que têm condições de ajudar o poder público a tratar dessas questões. “Faço questão de agradecê-los por terem aceitado o chamado para compor o conselho e de cumprimenta-los porque quem está aqui são pessoas que têm muito para contribuir com o ambiente que queremos estabelecer em Botucatu, nas áreas de pesquisa, inovação, negócios e desenvolvimento”.

 Segundo o chefe do Executivo, o grande avanço vivenciado por Botucatu nessa área nos últimos anos, se deve ao fato da grande mobilização de toda a sociedade, sobretudo dos principais atores que contribuem com a pesquisa e inovação, estabelecendo uma política de desenvolvimento para o setor. “Isso é muito simbólico. A nomeação do Conselho é mais um grande passo. A partir de 2009 começamos a pensar Ciência e Tecnologia dentro da Prefeitura, fato que até então não existia. Avançamos na articulação com todos os atores desse segmento, mas era importante que não agíssemos apenas de forma intuitiva. Por isso a aprovação da Lei de Inovação tornou-se um marco legal indispensável”. 

 Ao ressaltar a importância específica do Conselho, Cury disse que é na multiplicidade de seus membros que se tentará construir a convergência necessária para que seja possível avançar com as políticas públicas específicas desse segmento, de fundamental importância para o processo de desenvolvimento local e regional. “O Conselho é, antes de tudo, uma grande instância de participação das pessoas que compõem a sociedade. Trata-se de um grande espaço, um grande canal de comunicação. Aqui firmamos o compromisso inquebrantável de que a sociedade tem que participar dessa política pública que não deve ser apenas de um governo. Quem nos suceder aqui na Prefeitura também terá que responsável ao Conselho pelos seus atos. Isso é um grande avanço”.  

 Opiniões

Para o vereador Luiz Francisco Fontes, o Fontão, que será o membro titular do Conselho representando a Câmara Municipal de Botucatu, o papel do Poder Legislativo é colaborar com o desenvolvimento da cidade, sobretudo neste século, nas questões que envolvem a tecnologia e a inovação. 

 “Botucatu saiu na frente com a criação do Parque Tecnológico, uma referência para nosso município. A grande diferença desse governo é promover o desenvolvimento com olhar voltado para a região. Fico feliz em integrar o Conselho e espero poder contribuir para desenvolvimento de nossa cidade, consolidando sua vocação de líder regional”.  

 O diretor da Fatec de Botucatu, Roberto Colenci, diz que como cidadão e representante de uma das mais conceituadas instituições de ensino do país, é motivo de muita satisfação ver nascer o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

 “Desde 2002, com a criação da Fatec de Botucatu, tenho participado de todas as atividades tecnológicas no município, incluindo o nascimento do Parque Tecnológico. O Conselho dará diretrizes dentro do processo de desenvolvimento e de inovação tecnológica. Hoje é uma data muito importante para todos nós”. 

 O ex-secretário municipal de Indústria e representante da Associação Parque Tecnológico Botucatu, Paulo Urbanavicius, fez questão de parabenizar o prefeito João Cury pela nomeação dos membros do Conselho e, especialmente, por acreditar na proposta de criação do Parque Tecnológico desde o primeiro dia de seu primeiro mandato. 

 “O futuro está na ciência, tecnologia e inovação. A tecnologia disseminada é commodity, não tem marca, tem apenas preço e peso. O futuro pertence a quem conseguir fazer essa diferenciação. Gostaria de parabenizar a todos e dizer que a criação do Conselho será muito importante para a gestão do Parque Tecnológico”.  

 O coordenador técnico-científico do Hemocentro de Botucatu, Paulo Eduardo de Abreu Machado, classificou de momento memorável a criação do Conselho. “Essa é mais uma demonstração da grande capacidade do prefeito que investe em Ciência, Tecnologia e Inovação desde o começo de seu mandato. Tem uma visão a frente de seus antecessores. Esse Conselho vai procurar dar diretrizes para uma série de questões de patrimônio tecnológico da região”.

 Confira como ficou a composição do COMCITI:

 Representantes da Prefeitura Municipal de Botucatu:

 Carlos Alberto Costa – Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

 Carlos Eduardo Colenci – Secretário Municipal de Governo

 Luis Augusto Felippe – Secretário Municipal de Fazenda

 Nilton Luiz Viadanna – Secretário Municipal dos Negócios Jurídicos

 Alessandra Lucchesi de Oliveira – Secretária Municipal de Educação

 Perseu Mariani – Secretário Municipal do Meio Ambiente

 

Representantes da Câmara Municipal de Botucatu:

 Titular: Luiz Francisco Fontes

 Suplente: Reinaldo Mendonça Moreira

 

Representantes das Instituições de Ensino Superior:

 Instituição Toledo de Ensino

 Titular: Profa. Dra. Cristiane Aparecida Pelegrini Higuchi 

 Suplente: Prof. Roberval Modesto da Cunha 

 

 Faculdade de Ciências Agronômicas

 Titular: Profa. Dra. Silvia Regina Lucas de Souza

 Suplente: Prof. Dr. Edson Luiz Furtado

 

Faculdade de Medicina

 Titular: Carlos Antonio Caramori

 Suplente: Profa. Dra. Silvana Andrea Molina Lima

 

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

 Titular: Prof. Dr. José Carlos Figueiredo Pantoja

 Suplente: Profa. Dra. Margarida Maria Barros

 

Instituto de Biociências

 Titular: Válber de Albuquerque Pedrosa

 Suplente: José Luiz Rybarczyk Filho

 

Fatec Botucatu

 Titular: Dr. Celso Fernandes Joaquim Júnior

 Suplente: Prof. Dr. Roberto Antonio Colenci

 

Representantes das Escolas de Ensino Técnico

 ETEC “Dr. Domingos Minicucci Filho” (Industrial)

 Titular: Prof. José Mario Conti

 Suplente: Profa. Letícia Fonseca Rodrigues

 

Representantes das Instituições Científicas e Tecnológicas

 Hemocentro/Unesp

 Titular: Dr. Paulo Eduardo de Abreu Machado

 Suplente: Dra. Rejane Maria Tommasini Grotto

 

Representantes das Empresas de Base Tecnológica

 Titular: Maria Lúcia Bueno Trindade – Empresa Bioativa Pesquisa e Composto Ltda. ME

 Suplente: Debora Colombo – Empresa Genotyping Laboratório de Biotecnologia

 

Representantes da sociedade organizada – Setor Industrial

 Ciesp

 Titular: Raul Alberto Tomáz

 Suplente: Ronaldo Davanso

  

Representantes da sociedade organizada – Setor Comercial

 ACE/CDL

 Titular: Luiz Rogério Bernardo Peres

 Suplente: Emílio Angela Neto

  

Representantes da sociedade organizada – Setor Serviços

 Senac

 Titular: Renan Marcolin Nicolau

 Suplente: Monica Santos Martins

 

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores

 Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário

 Titular: José Luiz Fernandes

 Suplente: Anderson Inácio da Silva

  
 

 

Ciência e Tecnologia

11/06/2015 - Carlos Pessoa