Parque tec

Um relatório elaborado pela Singularity University Brazil traçou um panorama de possíveis ferramentas que vão impactar muito o cenário ao longo deste ano.  

Sabemos que, diante da Indústria 4.0, estar por dentro das áreas de tecnologia e inovação é sinônimo de vantagem em competição de mercado e também, claro, praticidade e evolução.

Por isso, separamos algumas tendências apontadas pelo estudo para você se atualizar.

Inteligência artificial

Ao que tudo indica, 2021 vai ser o ano da IA. Especialistas têm expectativas de que ela será protagonista de uma grande transformação digital de empresas que já abriram espaço para a tecnologia. 

Um pesquisador que participou do relatório apontou que, diante da pandemia e do home office, as pessoas passaram a buscar mais automação para agilizar suas tarefas, para que, assim, pudessem ter tempo para outros afazeres. Sabemos que a automação e a inteligência artificial andam de mãos dadas, portanto, esse mecanismo tem tudo para crescer ainda mais. 

Neurociência

O relatório aponta que existe uma projeção de que, com o passar do tempo, surjam cada vez mais aplicativos e softwares voltados para o desenvolvimento humano, englobando as mais diversas faixas etárias e etapas da vida. 

Segundo o estudo, conforme as tecnologias de monitoramento e aprendizado se desenvolvem, o custo da individualização tende a cair drasticamente, facilitando a democratização do acesso e a aceleração do aprendizado. “Os desafios estão justamente posicionados na transferência de conhecimento entre os sistemas de aprendizado mediados por indivíduos para um sistema de aprendizado mediado por máquinas”, explica.

Trabalho remoto

Mesmo após a pandemia da Covid-19, estudos apontam que o famoso home-office tem tudo para continuar.

O relatório explica que, por conta da diminuição de custos, as empresas começarão a repensar a necessidade de uma sede física, de ter trabalhadores todos os dias presencialmente na empresa.

blockchain e das criptomoedas

Segundo o relatório, no ano passado, serviços como PicPay apostaram muito em Bitcoins, e a criptomoeda atingiu US $40 mil. Ou seja, o que antes era um pouco estranho e gerava desconfiança, acabou atraindo mais credibilidade no mercado.

Durante a pandemia, para evitar ainda mais a circulação do vírus em contato com cédulas, muitos países aderiram às moedas digitais atraindo cada vez mais confiança do mercado e agindo refúgios importantes para hedge, devido à baixa correlação com outros ativos.

Essas são algumas das principais tendências em tecnologia e inovação, porém, é preciso estar sempre atento e não ficar para trás.


tendênciastecnolgoiatecnologia 2021inovaçãoIAempreender