Mais uma instituição parceira do Parque Tecnológico Botucatu ganha destaque em um periódico internacional na área científica. Desta vez, o mérito é dos pesquisadores do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap) da Unesp de Botucatu, que tiveram trabalho reconhecido cientificamente pelo seu ineditismo e ideias inovadoras de pesquisa e desenvolvimento biotecnológico pela revista Proteomics Clinical Applications, um jornal de excelência na área de Proteômica Clínica e creditada pela Organização Mundial de Proteômica (HUPO – Human Proteome Organization). A convite do editor-chefe, o artigo científico foi escolhido para ser a capa da edição atual (Volume 11, Issue 9-10) de setembro/2017).

O trabalho revelou de forma pioneira o perfil proteico do plasma sanguíneo de búfalos clinicamente saudáveis da espécie Bubalus bubalis. Este animal é de grande interesse econômico a nível mundial, especialmente no que diz respeito à produção de insumos como leite, carne e couro, os quais são explorados comercialmente pelo homem. Porém, atualmente, estes animais se tornaram os principais doadores de hemocomponentes para a produção do selante de fibrina heterólogo do Cevap da Unesp/Botucatu. Ou seja, explorar o sangue deste animal se tornou alvo de pesquisas em desenvolvimento biotecnológico.

Conhecer a constituição padrão das proteínas presentes no plasma sanguíneo do animal saudável deu suporte para o desenvolvimento de uma plataforma de sanidade animal frente a inúmeras doenças zoonóticas que acometem este animal e, consequentemente, o ser humano consumidor de seus insumos. A imagem da capa da revista foi elaborada pelos pesquisadores de modo que refletisse a dedicação e experiência científica da equipe envolvida.

Atualmente, os projetos em Proteômica do Cevap constam com excelente infraestrutura analítica tanto para temáticas na área Animal quando na área Humana. O Cevap oferece cursos de mestrado profissional em Pesquisa Clínica com temáticas em análises de proteínas e um curso de atualização em Análise Proteômica, o qual tem por objetivo capacitar recursos humanos nas diversas ferramentas analíticas como eletroforese bidimensional, cromatografia líquida, espectrometria de massas, entre outras.

Diante da possibilidade de utilizar a proteômica como uma estratégia investigativa, o Cevap tem promovido projetos que buscam uma melhor compreensão dos mecanismos de ação de diversas doenças animais e humanas. A missão é identificar potenciais marcadores moleculares para o desenvolvimento de plataformas diagnósticas/prognósticas de diversas doenças, além de incentivar a inserção da análise de espectrometria de massas em potenciais rotinas ambulatoriais num futuro próximo.

O artigo é assinado por Leticia Gomes de Pontes, Nayara Rodrigues Vieira Cavassan, Luciana Curtolo de Barros, Rui Seabra Ferreira Junior, Benedito Barraviera and Lucilene Delazari dos Santos, pesquisadores ligados ao Centro de Estudos de Venenos de Animais Peçonhentos da Unesp em Botucatu.

Fonte: Portal da Unesp