dfdfdfdfA Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Botucatu, realiza o I Curso em Genômica na Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, voltado para alunos de graduação, pós-graduação e profissionais, sob a coordenação do professor Guilherme Targino Valente.

O curso terá como enfoque principal a introdução à Bioinformática e suas aplicações. Segundo os organizadores do evento, os dados biológicos vem sendo produzidos em uma escala sem precedentes na história. Nesse contexto, a bioinformática vem se tornando para a biologia o que o cálculo é hoje para a matemática. “É uma ferramenta de extrema importância para a geração e mineração de dados, criação de hipóteses, análises e modelagem de biomoléculas ou sistemas, geração de softwares e produtos, entre outros. No entanto, a bioinformática ainda é pouco difundida no Brasil, assim esse curso visa oferecer uma introdução sobre as possibilidades que a bioinformática abre para a geração e análise de dados biológicos. Além disso, as palestras visam abranger desde um contexto básico até as possibilidades de geração de produtos biotecnológico”.

Serão abordados os seguintes temas: Bioinformática geral; Princípio de programação; Análises de dados de next generation sequencing e proteômica; Evolução molecular e de genomas; Genômica comparativa; Modelagem de biomoléculas;  Dinâmica molecular; Aprendizado de máquina e Biologia de sistemas, entre outros.

Fonte: Unesp