31292777_2544711569086827_852393297056890880_o

O Parque Tecnológico Botucatu promoveu, na noite de quarta-feira (25) o 1º Encontro Cluster – TIC. Mais de 70 pessoas, entre estudantes, empresários e interessados, participaram de três palestras com o objetivo de estimular as empresas envolvidas a atuarem em conjunto, por meio de ações que proporcionem o aperfeiçoamento do setor. A mesa de abertura foi composta pelo diretor-executivo do Parque, Carlos Alberto Costa; o gerente do Escritório Regional SEBRAE Botucatu, Gilson Carbinatto; o diretor da Fatec Botucatu, Celso Joaquim Junior; além do secretário Adjunto em Assuntos de Comércio e Serviços da Cidade, Daniel Lopes.

 

Gilson Carbinatto, do SEBRAE, enfatizou que o evento foi importante para começar a organizar o setor da Tecnologia da Informação na região de Botucatu. “O segmento permeia todo o serviço de indústria, comércio e agronegócio. Todas empresas precisam de TI para fazer a gestão, o registro, o controle e a apuração dos dados. E o ambiente do Parque Tecnológico, por estar ligado à inovação, tem tudo a ver com as empresas da Tecnologia da Informação. É importante essa parceria para que a gente possa, juntos, montar um plano de ação para atender às necessidades individuais e coletivas e criar um projeto de sustentação do setor”, diz.

 

Celso Joaquim Junior, diretor da Fatec Botucatu, lembrou do valor de articular os diferentes setores da sociedade. “Eventos como este reúne empresários, estudantes, professores e pesquisadores, que passam a se conhecer e saber o que fazem dentro de suas respectivas instituições. Para uma faculdade, [é importante] porque não basta você formar o aluno. Você precisa inseri-lo no mercado de trabalho e trazê-lo mais perto do que está acontecendo no ambiente de tecnologia e inovação”, afirma.

 

De acordo com Carlos Costa, o evento é o primeiro de muitas ações que o Parque Tecnológico pretende organizar daqui em diante com o objetivo de fortalecer e integrar o segmento de TIC na região de Botucatu. “Além das médias e grandes empresas, acredito que tenha muitos micro e pequenos empreendedores individuais que atuem nesta área de TIC em Botucatu e cidades do nosso entorno. Precisamos reunir esses profissionais, entender suas demandas, para que juntos possamos desenvolver esse cluster”, justifica.

 

É preciso trazer soluções
O coordenador do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília), Elvis Fusco, abriu as apresentações com o tema “Inovação nas empresas de tecnologia da informação”. Entre os pontos lembrados, citou a relevância da tecnologia da informação para todos os ramos e a diferença entre uma boa ideia e inovação. “Para implementar um conceito é preciso uma boa gestão, o que gera uma inovação. O que importa para o consumidor final é a solução, o resultado”, diz.

 

Fusco também elogiou a estrutura do Parque Tecnológico Botucatu, a qual avaliou como muito importante para criar um ambiente de inovação. “É importante que as empresas tenham uma equipe de PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), com pesquisadores profissionais que saibam trabalhar com o tema. E o Parque Tecnológico pode proporcionar esse espaço a elas”, frisa representante do CITec-Marília, que acaba de firmar um acordo de cooperação com o Parque Tecnológico Botucatu.

 

Desafios do E-commerce
Após breve intervalo foi a vez do diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Solutudo Brasil Franchising, David Pinheiro, discorrer sobre o tema “E-commerce no Brasil e seus desafios”. Apresentou dados sobre o e-commerce, smartphones e faturamento do setor no País, salientando a importância das empresas apresentarem uma proposta de venda de produtos pela internet. “Elas devem ter uma atenção especial com os consumidores. O que vai cativá-lo é a comunicação rápida e precisa. O conteúdo de qualidade e a interface do seu site também são primordiais nesse processo”, enfatiza.

 

Pinheiro ainda citou alguns desafios do e-commerce, como a comunicação em diversas plataformas e o monitoramento de audiência. “A tecnologia da informação é necessária para o desenvolvimento de software e servidores eficazes, que auxiliem a empresa e reduzam os custos das operações”, complementa.

 

O futuro é virtual
Para encerrar as palestras da noite, o fundador da Anima Games – empresa especializada em desenvolvimento de games e aplicativos em realidade virtual – Alexandre Ribeiro, dissertou sobre o tema “O futuro é virtual! Como a realidade virtual mudará a forma como vemos o mundo”.

Ele contou sobre a evolução da realidade virtual, principalmente por meio dos games, e sobre a dificuldade da inovação chegar ao grande público no começo de seu desenvolvimento. “Antigamente, apenas empresas como a NASA contavam com esta tecnologia. Atualmente, as coisas mudaram e tendem a ficar ainda mais acessíveis”, garante.

 

“Imagina, em breve, uma professora de Geografia, ao invés de apenas falar de um lugar, colocar o estudante lá dentro. Por meio da realidade virtual, é possível ao estudante vivenciar essa experiência. Isso vai ficar guardado na memória do jovem”, afirma o empresário, que auxiliou recentemente no processo de montagem de um Laboratório de Realidade Virtual no Parque Tecnológico Botucatu.

 

Atenção do público
A atenção de estudantes, empresários e interessados nos temas estampou no rosto dos presentes. Ora olhos nos palestrantes, ora nos cadernos de anotação. A sensação foi de uma noite de aprendizado e conhecimento de diferentes áreas ligadas à Tecnologia da Informação e Comunicação.

 

A empresária Neiza Maria Pinto compareceu pela palestra de e-commerce, mas aprovou todo o encontro. “Fiquei bastante impressionada com o que temos do segmento da tecnologia em Botucatu. Também não conhecia a estrutura do Parque, achei lindo demais. A Cidade não perde para ninguém dos centros maiores. Todos os palestrantes corresponderam bem e, com certeza, as expectativas foram atingidas”, avalia.


Encontro Cluster TICInovação TecnologiaRealidade VirtualParque Tecnológico BotucatuParque TecnológicoNegócio EmpreendedorismoBotucatu