IMG_0323

PROGRAMA DESAFIO EMPREENDA BOTUCATU

O programa é uma iniciativa do Parque Tecnológico Botucatu, através do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI), Escola de Negócios Sebrae - SP, Prefeitura de Botucatu e instituições de Ensino Superior de Botucatu.

Os encontros iniciam-se com a capacitação de professores no âmbito do empreendedorismo. Na sequência são organizadas palestras de sensibilização junto aos alunos e professores das instituições envolvidas, oficinas para estimular a elaboração de projetos inovadores, seções de mentoria e, por fim, um "pitch" para selecionar os projetos vencedores.

Empreenda Botucatu em números:

Duas edições do programa já foram realizadas: 2016 e 2017. Na primeira foi promovido um curso de capacitação de empreendedorismo voltado a professores de universidades e faculdades da Cidade. Mais de 40 professores receberam a metodologia, condensada em 32 horas, para que posteriormente pudessem trabalhar o tema em sala de aula, numa grade de 80 horas.

Também foram realizadas palestras de sensibilização para, aproximadamente, 900 alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Faculdade de Tecnologia (Fatec) com objetivos de incentivar a cultura do empreendedorismo no ambiente acadêmico e estimular alunos a transformarem suas ideias em um modelo de negócio.

Na segunda edição foram organizados workshops para 178 alunos, com os seguintes conteúdos: oficinas de capacitação em negócios, finanças, modelagem, desenvolvimento de clientes, geração de ideias e marketing, além de sessões de mentorias para estimular a elaboração de projetos inovadores.  

Essas oficinas geraram como resultado um total de 43 projetos, os quais foram avaliados e selecionados por uma banca composta por representantes de instituições, empresas e outros parceiros do programa. Na última edição do Empreenda Botucatu, os três melhores projetos classificados foram pré-incubados em uma das Incubadoras administradas pelo Parque Tecnológico Botucatu, além de outros prêmios recebidos.