INDÚSTRIA ALIMENTOS MARÍLIA

O Governo do Estado de São Paulo credenciou Marília como primeiro cluster de Alimentos pelo Programa Estadual de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais APL (Arranjos Produtivos Locais). O município obteve também a renovação do credenciamento do APL de Tecnologia da Informação.

 

“O APL de Alimentos possibilitará a ampliação do conhecimento, a difusão da inovação e do empreendedorismo para criação de condições de produção competitiva na área”, explica Elvis Fusco, presidente executivo da Asserti (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação).

 

O Programa Estadual de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) financia projetos estratégicos com o objetivo de consolidar arranjos e aglomerados produtivos como importantes fatores para o desenvolvimento econômico integrado.

 

Recursos deste programa podem ser aplicados em: aquisição de equipamentos e maquinários; programas de capacitação, treinamento e transferência de tecnologia; pequenos ajustes de infraestrutura e adaptação; estudos de viabilidade técnica e econômica.

 

O que são clusters?

Clusters são aglomerações de empresas e instituições de vários portes e características, de uma mesma área ou segmento de negócio, geograficamente concentradas, onde os atores se relacionam e interagem por meio de elementos comuns e complementares, visando a ganhos de eficiência e maior competitividade. 

 

Em Botucatu, o Parque Tecnológico mantém parceria com a Asserti na constituição e fortalecimento do cluster de TI no município. Os clusters buscam facilitar a obtenção de incentivos governamentais ou privados; apoiar entidades parceiras e incubadoras tecnológicas; promover a certificação de produtos, serviços e ações de capacitação profissional; entre outros.

 


MaríliaClusterAlimentosindústriasp