LANÇAMENTO CLUSTER TI PARQUE TECNOLÓGICO BOTUCATU - FOTO IGOR MEDEIROS (69)

O Parque Tecnológico Botucatu foi palco na noite desta última terça (7) do lançamento do Cluster TI de Botucatu e região. O evento contou com palestras voltadas ao setor e foi prestigiado por empresários, profissionais e estudantes da área de tecnologia, que se fortalece ainda mais com a criação deste cluster inicialmente formado por 11 empresas.

 

Entre os benefícios que podem ser gerados com a criação do cluster estão: buscar facilitar a obtenção de incentivos governamentais ou privados; apoiar entidades parceiras e incubadoras tecnológicas; promover a certificação de produtos, serviços e ações de capacitação profissional; entre outros.

 

O Cluster TI ficará sob a condução de uma diretoria regional da Asserti (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação), formada também por empresários locais. Formalizada em 2012, em Marília, a Asserti ajuda a fomentar o empreendedorismo no setor TI. Hoje, para se ter ideia, possui cerca de 120 empresas associadas.

 

“Em Marília somos gestores do APL (Arranjo Produtivo Local) de Base Tecnológica, reconhecida pelo Governo do Estado. Temos uma incubadora com aproximadamente 50 empresas e o CiTEC (Centro de Inovação Tecnológica). Além disso conseguimos reduzir de 5% para 2% o ISS de prestação de Serviço na área de TI e criar a Lei de Incentivo Municipal em TI. E tudo isso só foi possível por causa dessa união provocada pelo associativismo”, comenta Milton Breda, vice-presidente da Asserti.

 

Oxigenar ideias

Marco Mezzena há 26 anos conduz a Consciência, empresa sediada em Botucatu com foco no desenvolvimento de soluções integradas e tecnologia de ponta. Agora, como um dos membros da diretoria regional do Cluster TI, ele acredita que este segmento tem todo o potencial de crescer de forma ordenada e com benefício a todos que atuam com tecnologia.

 

“Na minha época tinha meia dúzia de empresários ligados a esse segmento e a gente se enxergava muito como concorrente, com certa desconfiança. Vinte e seis anos depois, mais maduro, a gente vê que o empresário se sente solitário quando é para tomar alguma decisão. E como hoje o mundo é tão global, é legal ter um espaço para oxigenar a cabeça e trocar ideias. Isso é um ganho espetacular”, avalia.

 

Mercado

Mas para abastecer todo esse mercado é preciso profissionais altamente capacitados. Neste sentido, a Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Botucatu é outro parceiro que terá papel importante neste processo. Por semestre, a instituição chega a ofertar 80 vagas para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, um dos mais concorridos da unidade.

 

“Acreditamos que a formação dos tecnólogos em ADS seja um fator diferencial para o cluster regional, atendendo suas demandas por profissionais capacitados e permitindo seu contínuo crescimento. A criação do cluster em muito contribuirá com o fortalecimento do setor de TI na região”, enfatiza o diretor da Fatec Botucatu, Prof. Celso Fernandes Joaquim Junior.

 

Empresas, startups ou mesmo empreendedores individuais da área de TI, interessados em fazer parte do Cluster de Botucatu e região podem enviar e-mail ao Parque Tecnológico Botucatu [[email protected]]. Mais informações também pelo site da Asserti [http://asserti.org].

 

Sobre clusters

São aglomerações de empresas e instituições de vários portes e características, de uma mesma área ou segmento de negócio, geograficamente concentradas, onde os atores se relacionam e interagem por meio de elementos comuns e complementares, visando a ganhos de eficiência e maior competitividade.

 

Além da área de TI, o Parque Tecnológico Botucatu conta também com clusters na cadeia de empresas Aeroespacial e na área de Bioprocessos e Biotecnologia.

 

Mais informações

Parque Tecnológico Botucatu

Rodovia Gastão Dal Farra km, 7+184m

Tel.: (14) 3813-4659

E-mail: [email protected]

Site: http://parquebtu.org.br/

 

Empresas que já fazem parte do Cluster TI - Botucatu e região

Ocean Studio

Idetec

Martucci Melillo

Gigatron Botucatu

Zion Tics

For All

Consciência

Solutudo

Assovio

Sistema Imagem

Cotabox

 

TIBotucatuparque tecnológicoclusterstartuptecnologia