WhatsApp Image 2019-08-08 at 17.02.32

Moacyr Bighetti e Rodrigo Guedes Nunes, proprietários da Kaivo Biotech, empresa instalada no Parque Tecnológico Botucatu, acompanharam no último dia 6 de agosto a inauguração da nova planta de farmoquímica oncológica do grupo Cristália, em Itapira, no interior de São Paulo. A primeira do País. O evento, que marca um novo momento à área de biotecnologia nacional, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente Jair Bolsonaro.

 

A unidade da Cristália passa produzir seis diferentes Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) de Alta Potência, que serão utilizados para a produção de medicamentos para o tratamento de adenomas, câncer de mama, pulmão, medula, ossos e cérebro. Até então, no Brasil, 100% dos insumos para produção de medicamentos com câncer eram importados.

 

“O Cristália é o laboratório brasileiro que mais investe em inovação. Não é por acaso que são os maiores detentores de patentes no Brasil. Esta inauguração é reflexo deste trabalho contínuo e alto investimento em P&D. Para o Brasil é um marco”, enfatiza Bighetti.

 

“O Brasil tem que criar condições para que seu potencial doméstico seja aproveitado para o desenvolvimento e produção nacional de medicamentos inovadores e, principalmente, na exploração do nosso vasto diferencial biotecnológico. É isso que o Cristália está fazendo", complementa Nunes.

 

A Kaivo tem contrato com o Cristália para a produção do Biopolímero de Fibrina. Trata-se de uma tecnologia inovadora desenvolvida no CEVAP da Unesp Botucatu e constituída a partir de veneno de serpente e sangue de grandes animais. A Kaivo obteve o licenciamento da patente para transformá-lo em produto e levá-lo ao mercado.

 

Inicialmente, uma das apresentações do produto será de uso tópico, semelhante a um gel para tratamentos de feridas. O planejamento da Kaivo é, posteriormente, fabricar uma cola biológica para substituição de suturas. Além disso, com base nesta mesma tecnologia, haverá um novo produto para auxiliar no tratamento de terapias com células-tronco e um portfólio exclusivo ao segmento veterinário.

 

farmoquímicaoncologiamedicamentoscâncerbiotecnologiaBotucatuinovaçãotechtecnologiaparquetecnológico