MCTI lança programa de capacitação tecnológica

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com o intuito de promover a capacitação tecnológica em larga escala de pesquisadores e estudantes em tecnologias emergentes, divulgou nessa terça-feira (6) a criação de um novo programa nacional: MCTI Futuro.

 

A iniciativa que conta com inteligência artificial, cloud computing e robótica teve o apoio de mais de 40 empresas beneficiárias da Lei de Tecnologias da informação e comunicação (TICs) e mais de 30 Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICTs) credenciadas ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI).

 

O ministro Marcos Pontes afirmou em transmissão no Youtube que o futuro pertence ao conhecimento dos jovens e com essa iniciativa, milhares deles terão a oportunidade de trabalhar em setor de TICs.  “Esta é mais uma forma de transformarmos o conhecimento em produtos e geração de divisas para o país", reforça o ministro.

 

Com o MCTI Futuro, o déficit de profissionais de TI no país deve superar 408 mil em 2022, segundo dados de um levantamento realizado pela unidade de inteligência, estudos e pesquisas da Softex, coordenadora do programa. Além disso, afirma, o processo de transformação digital, acelerado pela pandemia, tende a reforçar ainda mais a demanda por especialistas em tecnologias emergentes.

 

O presidente da SoftexRuben Delgado, comemora a chegada do programa, prevista para ocorrer no final do mês de maio, e ressalta a importância do projeto inovador e escalável de capitação, focado tanto no trabalho do futuro como o futuro do trabalho.

 

Ainda não foram divulgadas informações como quem pode participar, quais são as atribuições de cada uma das partes envolvidas e planos de execução, que contemplarão três anos de ações, envolverão R$ 250 milhões e têm a pretensão de formar 40 mil desenvolvedores e desenvolvedoras


FUTUROmctiinovaçãocapacitaçãotecnologia