DÉBORA COLOMBI - BPI GENOTYPING

Ao meu ver, as mulheres, assim como qualquer pessoa, podem ser o que quiser!

 

Lógico que algumas pessoas enfrentarão alguns obstáculos maiores do que os outros para conquistar os seus objetivos, mas se tiverem foco e forem determinadas, alcançarão seus sonhos.

 

Fazer Ciência no Brasil não é uma tarefa fácil. Muito pelo contrário. Se trata de uma profissão pouco valorizada e com verba escassa. Os cientistas do Brasil são verdadeiros resistentes, que continuam pesquisando e gerando conhecimento apesar de toda a adversidade.

 

Quantas pessoas que conheço que depois de fazerem a faculdade, mestrado, doutorado e até mesmo pós-doutorado estão por aí sem emprego ou em algum subemprego. Foi exatamente este o meu caso, depois de anos de estudo me vi sem perspectivas...

 

Bem deixe eu me apresentar: Meu nome é Débora, sou paulista de Bragança e me formei em Biomedicina (Unifesp). Após a graduação fiz mestrado e doutorado em Biologia Molecular pelo Instituto de Química (USP-SP) e por motivos pessoais me mudei para Botucatu, onde realizei meu pós-doutorado em Genética na Unesp.

 

Nesta época já era Mãe de três filhos e poderia ter optado em me tornar mãe 24 horas, uma das profissões mais difíceis e sem prestígio, pois a maioria das pessoas acham que ficar em casa se dedicando 24 horas a sua família não é trabalho, mas obrigação. Gostaria de deixar algo muito claro, admiro quem teve coragem de abrir mão dos seus sonhos para se dedicar a esta tarefa tão árdua e sem prestígio.

 

No entanto eu resolvi empreender, em 2008 abri minha primeira empresa: a Genotyping Biotecnologia na incubadora de Botucatu (Prospecta). Com auxílio da Fapesp, CNPq e Finep a empresa desenvolveu sua pesquisa no setor de identificação de leveduras e prosperou. 

 

Em 2013, a empresa expandiu sua atuação para o setor de diagnóstico molecular para a saúde humana, sendo uma das pioneiras no uso de sequenciamento de última geração (NGS) para análises genéticas; neste momento a empresa saiu da incubadora para atender as normas da RDC50 e ser credenciada pela Anvisa.

 

Em 2014, optamos por separar a atuação da empresa e surge a empresa BPI, Biotecnologia, Pesquisa & Inovação. A primeira empresa a fazer parte do Parque Tecnológico de Botucatu.

 

Acredito que para empreender a pessoa tem que perseverar. Nem tudo são flores, muito pelo contrário, o dia a dia é sempre uma batalha, mas as conquistas são revigorantes. 


Se existe algo que teria feito diferente? Sim, com certeza; mas os problemas enfrentados por uma decisão são sempre uma chance de aprendizado. Se tivesse feito diferente com certeza não estaria aqui, não com essa visão, não com este amadurecimento. 

 

Mulheres, fazer ciência e empreender é possível ! Não digo que seja fácil, você precisa ter suas metas definidas e saber que sempre existirão pedras no caminho, pois como dizia Charles Chaplin: “A persistência é o caminho do êxito”.

 

Gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer a todos que estiveram comigo nessa caminhada, pois ninguém realiza nada sozinho. 

 

DÉBORA COLOMBI: É sócia-gerente do grupo Genotyping, composto pelas empresas Genotyping Diagnósticos Genéticos e BPI – Biotecnologia Pesquisa e Inovação, ambos projetos apoiados pelo programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP.  É graduada em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 1992) e obteve mestrado (1995) e doutorado (2003) em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em Genética pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia Molecular, Genotipagem, NGS e Biotecnologia.


empreendedorismoinovaçãonegóciosmulherciênciapesquisamercadotrabalhoempresabiotecnologiatecnologia Botucatuspparquetecnológicoparquetecnológicobotucatu