HOMENAGEM RUI SEABRA E BARRAVIERA

Os professores doutores Benedito Barraviera e Rui Seabra Ferreira Júnior, ambos do Cevap (Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos) da Unesp Botucatu, são os novos membros da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia. A honraria foi concedida na noite desta quinta (3), na Câmara Municipal de Botucatu.

 

Barraviera, fundador e diretor do Cevap, ocupará a cadeira 88 da seção de Medicina cujo patrono é Antonio Cardoso Fontes. Já Seabra, pesquisador do Cevap e atual presidente da ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos), ocupará a cadeira 41 da seção de Ciências Físicas e Químicas, cujo patrono é o acadêmico Eurico Brandão Gomes.

 

Ambos são referências nacional e internacional na pesquisa científica e formação de novos pesquisadores, à frente do Cevap, reconhecido centro de pesquisa da UNESP com 25 anos de existência, que ao longo da sua existência tem realizado pesquisa, capacitação profissional e a extensão universitária.

 

O Cevap também desenvolve soluções inovadoras em biotecnologia e bioprocessos na área da saúde, como o selante de fibrina, uma espécie de cola biológica desenvolvida a partir de uma enzima presente no veneno da cascavel e de outra substância encontrada no sangue de grandes animais. Além do Soro Antiapílico (contra múltiplas picadas de abelhas), que está em fase final de estudos clínicos de segurança.

 

Para Carlos Alberto Costa, diretor executivo do Parque Tecnológico Botucatu, Barraviera e Seabra possuem o DNA botucatuense da ciência, pesquisa, desenvolvimento e inovação na área da saúde. “Tê-los como parceiros do Parque Tecnológico nos enche de orgulho por todo conhecimento e inovação praticados no Cevap. Este reconhecimento da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil é mais que merecido e coloca mais uma vez Botucatu como referência nacional”, afirma.


Farmácia FarmacêuticaCevapUnespBotucatuparque tecnológicoselante de fibrinaantiapílico