Painel Ciesp_73 anos (5)

Na noite da última quinta-feira, 15, o Ciesp– regional Botucatu realizou sua comemoração de 73 anos com o Painel “Cenários da Indústria na região em tempos de inovação e transformação digital”. O evento teve como sede o Parque Tecnológico Botucatu e recebeu autoridades de diversos municípios da região, lideranças das indústrias e empreendedores.

 

Na mesa de convidados que debateram os temas propostos pelo painel, estiveram Patrícia Dias, diretora do Ciesp Botucatu; Mário Pardini, prefeito de Botucatu; Paulo Cadorin, diretor administrativo da Irizar Brasil; Mouana Sioufi, gerente de relações institucionais da Bracell; e João Gabriel, diretor de planejamento da Santa Massa Alimentos.

 

O painel foi composto por quatro blocos, que discutiram “Inovação e tecnologia na indústria”, “Parcerias público-privadas na indústria”, “Educação e qualificação profissional na indústria” e "Desafios regulatórios e legislativos da indústria”.

 

A diretora titular do Ciesp Botucatu, Patrícia Dias, comemorou a realização do evento, mencionando a importância da união entre os entes da indústria.

 

“Foi uma noite produtiva, que nos mostrou a necessidade de termos representatividade. Não dá mais para trabalhar de forma isolada e o papel do Ciesp é esse, de estar perto dos empresários, e representar os interesses do setor em Botucatu e toda a região. Agradeço aos nossos associados, que fazem da nossa regional uma das mais produtivas do Estado de São Paulo”, afirmou Patrícia.

 

João Gabriel, executivo da Santa Massa Alimentos, reforçou a importância das estratégias disponibilizadas pelo CIESP, também para as empresas que buscam solidificação no mercado.

 

“O papel que o CIESP ocupa é importante especialmente para as empresas em crescimento. Elas precisam de apoio e nada melhor do que ter apoio de quem é referência em disponibilizar treinamento, materiais, expertise que contribuem para o crescimento estruturado dos negócios”, afirmou João Gabriel.

 

“A parceria é bem vinda sempre. É uma porta que a gente abre para fomentar e acelerar o crescimento de uma região. E isso deve partir das empresas também, contribuindo para o desenvolvimento de todos”, finalizou João Gabriel.

 

Paulo Cadorin exemplificou uma das lutas que o Ciesp trava e deve continuar lutando neste ano em apoio às indústrias.

 

“O apoio do Ciesp na desoneração da folha é fundamental. É uma preocupação que atinge grande parte dos empresários e o Ciesp tem seu papel de apoio às empresas neste sentido”, citou o diretor administrativo da encarroçadora de ônibus rodoviários, Irizar Brasil.

 

Parcerias público-privadas

 

O tema das parcerias público-privadas também ganhou destaque durante o painel. Mouana Sioufi, contou sobre o que a Bracell tem feito na qualificação da mão de obra.

 

“A parceria público-privada é uma prática importante. Seja visando melhorias na infraestrutura, seja para a construção de unidades de educação, é algo fundamental. Estamos fechando uma parceria com o Senai para levar qualificação profissional para 22 cidades. Essa demanda vem do município e nós, olhando para isso, não podemos deixar os jovens alheios. Vamos continuar conversando com prefeitos e secretários para alavancar esse projeto”, relatou a gerente de relações institucionais da Bracell.

 

Pelo lado do Poder Público, o prefeito de Botucatu, Mário Pardini, recordou sobre o projeto Emprega Jovem, uma parceria da Prefeitura de Botucatu com o Ciesp e Senai, que subsidiará a capacitação profissional para jovens formados em escolas públicas.

 

“O homem público tem que ser obstinado em gerar postos de trabalho. O Emprega Jovem vai transformar essa relação do jovem com a indústria. Estamos dando oportunidade aos que são formados em escola pública, subsidiando o estudo desse jovem e, paralelamente, criando um pacto com as indústrias da Cidade para que absorvam essa mão de obra qualificada”, disse Pardini.

 

A importância das parcerias também é consenso entre os vereadores presentes. Alessandra Lucchesi, Erika Liao, Sargento Laudo, Silvio dos Santos e Marcelo Sleiman opinaram unânimes sobre a temática.

 

“As parcerias com o sistema S fazem de Botucatu um diferencial no estado de São Paulo. Nosso futuro é promissor e acreditamos que estamos no caminho certo. Como vereadores, apoiamos as parcerias público-privadas que promovam o desenvolvimento econômico às empresas e aos trabalhadores”, finalizou Sleiman.