WhatsApp Image 2024-03-18 at 10.08.23

Durante toda a manhã do sábado, 16 de março, foi realizado no Parque Tecnológico Botucatu o Startup Day, um dos maiores movimentos de fomento ao empreendedorismo e inovação. O evento aconteceu, simultaneamente, em todos os estados brasileiros.
 

O StartupDay teve como público-alvo startups em todos os momentos de maturidade: curiosidade, ideação, validação, tração, crescimento e escala. Os principais objetivos da iniciativa são fomentar o ecossistema inovador brasileiro, apresentar a experiência Sebrae Startups de atendimento às startups em todo o Brasil e empoderar os gestores em atuação regional.
 

Compartilhando toda a sua experiência com ciência, inovação, empreendedorismo, análise de dados e projetos, Gustavo Saraiva, da Wylinka, ministrou a palestra principal com o tema "Transformando ciência em impacto: o poder das startups de base científica no ecossistema de inovação". 
 

O diretor do Senai Botucatu, professor Tiago Guerreiro e Caio Oliveira, acelerador de startups e negócios, deram detalhes sobre o funcionamento do UpLab Senai (Ecossistema de Empreendedorismo Industrial), que está em fase de implantação no Parque Tecnológico Botucatu. Em outro momento, as alunas Pietra dos Santos Simões, do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Safira Pataro Sampaio, do curso de Engenharia Agronômica, ambas da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp - câmpus Botucatu apresentaram um resumo do Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Botucatu, que deve ser oficialmente apresentado em breve.
 

Houve apresentações de projetos inovadores da Faculdade Galileu e da Fatec Botucatu. Ao final, duas empresas ligadas ao Parque Tecnológico Botucatu compartilharam  suas experiências com os presentes. Foram elas: a Avenir 3D e a Identure. 
 

Em Botucatu, a ação foi realizada pelo Sebrae Startups, em parceria com o Parque Tecnológico Botucatu, Espie, Inetec, Fatec Botucatu e Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI) do Parque Tecnológico Botucatu. Foram mais de 100 participantes, entre fundadores de startups e pessoas interessadas em começar ou se envolver com o tema.