technology-industry-innovation-people-with-tech-i-2023-05-22-23-34-21-utc (2)

Quando o assunto é inovação, a autoestima das empresas brasileiras é mais alta que a média. Esse é um dos recortes de um estudo divulgado pela Dell Brasil. O Dell Technologies Fórum, principal evento da empresa no país, contou com a participação de 1.200 pessoas e trouxe palestrantes para abordar as principais tendências tecnológicas emergentes (como inteligência artificial generativa), o impacto da tecnologia no dia a dia das empresas e apresentou um levantamento exclusivo feito para mensurar o nível de inovação de empresas em 45 países, inclusive no Brasil.

“Por que medir a inovação? Porque a tecnologia é o catalisador do conhecimento e ela tem o potencial de melhorar a vida das pessoas, mas para que isso se materialize é preciso que a inovação, de fato, aconteça”, afirma Diego Puerta, presidente da Dell Technologies Brasil, sobre a pesquisa.

O Innovation Index (Índice de Inovação) foi feito em parceria com a empresa de pesquisa de mercado Vanson Bourne, que entrevistou 6.600 líderes (Negócios e TI) em mais de 45 países, sendo 300 deles no Brasil. Com base na análise das respostas ao questionário, as empresas foram classificadas em cinco categorias principais de acordo com o grau de maturidade em relação à inovação: Líderes, Adotantes, Avaliadores, Seguidores ou Retardatários.

Os executivos brasileiros são otimistas em relação ao seu nível de inovação: 83% dos entrevistados classificaram suas organizações como inovadoras. Entretanto, apenas 5% das empresas conquistaram a categoria mais alta do estudo: líderes. A maioria das companhias brasileiras (42%) se encaixam na categoria de avaliadores da inovação, aqueles que já demonstram uma preocupação com o tema e estão construindo planejamentos iniciais para acelerar a inovação.

O estudo aponta que as organizações brasileiras estão acima da média global quando o assunto é o reconhecimento da importância da inovação – 97% no Brasil, contra a média global de 86%. Apesar disso, 46% dos líderes brasileiros admitem que as soluções tecnológicas utilizadas atualmente não são avançadas o suficiente e temem ficar atrás da concorrência.

Os aspectos mais desafiadores para a inovação, segundo os respondentes do Innovation Index, são:

- Crescentes custos com cloud.

- Dificuldades de integrar a arquitetura de negócios à infraestrutura de TI.

- Tempo e dinheiro gastos para migrar aplicativos para ambientes de nuvem.

- Ameaças à segurança cibernética.

- Carência de infraestrutura de TI para atender e processar dados na borda (próximo ao local onde os dados foram coletados).

 

Fonte: Forbes


ParqueTecBotucatu