Entre os dias 14 e 18 de agosto, dez empresas fornecedoras do setor aeronáutico de Botucatu e região, participaram de uma série de atividades com o objetivo de aperfeiçoar seus procedimentos internos através da melhoria contínua. Os encontros e as reuniões de trabalhos das empresas participantes da 24ª Semana Kaizen foram realizadas no Parque Tecnológico Botucatu e toda a programação foi acompanhada e avaliada por representantes da fabricante brasileira de aviões (Embraer), que tem uma de suas unidades na cidade. A organização da Semana Kaizen neste ano ficou a cargo da Vemax Usinagem, de Botucatu.

A iniciativa faz parte do PDCA (Programa Desenvolvimento da Cadeia Aeronáutica), um programa criado pela Embraer com parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com o objetivo de transbordar as boas práticas de gestão aos fornecedores da base nacional. O Programa atua sobre quatro pilares: atendimento; redução de custos; qualidade e eliminação de desperdícios. As ações do PDCA são construídas a partir da aplicação de modelos de excelência em gestão, filosofia lean, práticas de kaizen (melhoria contínua) e planejamento estratégico.

O evento iniciou em 14 de agosto com a Abertura da Semana Kaizen, onde as empresas participantes apresentaram seus projetos e como seria o planejamento do restante da semana de modificações. Dias 15 e 16 de agosto foram dedicados aos trabalhos para a preparação do GENBA (onde são apresentadas todas as modificações necessárias ao projeto). No dia 17 de agosto representantes da Embraer percorreram 10 empresas da região para verificarem “in loco” todas as modificações contidas no escopo do projeto. E finalmente no dia 18 de agosto aconteceu o encerramento da Semana Kaizen, quando foram apresentados os resultados desta semana contabilizando os ganhos e metodologias aplicadas.

Marcus Abreu, diretor administrativo da VEMAX usinagem e responsável pela organização da 24ª Semana Kaizen, lembra que, momento em que assumiu o desafio da organização da 24ª semana Kaizen, se reuniu com a sua equipe e ressaltou que o evento precisava ficar marcado por uma palavra: “capricho”.  “Parafraseando o filosofo da atualidade, Mario Sérgio Cortela, capricho é fazer o melhor, mas não o melhor do mundo, é fazer o seu melhor nas condições que tem hoje, pois aí as coisas melhoram e tem condições de fazer melhor ainda. Com o encerramento dessa semana, afirmo que demos o nosso melhor”, ressaltou.

Representantes da Embraer, ao avaliarem as atividades desenvolvidas durante a Semana, resumiram o trabalho realizado com as palavras “capricho” (reforçando o que foi dito pelo Marcus, da VEMAX), e “transformação”.  Marcus ainda aproveitou a oportunidade para anunciar que o próximo evento da base de Botucatu será organizado pela empresa Mazatech (a confirmar). Além disso, foi apresentado o projeto de criação do portal dos fornecedores – que já está em fase de testes -, por meio do qual será possível que as empresas, por exemplo, cadastrem materiais que necessitem comprar e, ao realizarem a transação coletivamente, podem conseguir descontos e uma melhor organização dos fluxos.

Sobre o método Kaizen

O Kaizen é uma metodologia que permite melhorar a produtividade por meio da eliminação dos desperdícios existentes na empresa, sejam em processos produtivos, produtos, manutenção de máquinas ou ainda, processos administrativos.

Empresas participantes da semana Kaizen

Botucatu: Vemax, STB Aerospace, Globo, Mazatech, SB Industrial, Symaq e WF

Areiópolis: Aerocris

Piracicaba: Fastwork e EACIAL

 Organização:

VEMAX usinagem

Apoio:

EMBRAER, PDCA e Parque Tecnológico Botucatu

Confira o álbum com a cobertura do evento do encerramento em: https://goo.gl/RFXron

 

Texto e fotos: 4toques comunicação