Em 19 de junho de 2008, o Governo do Estado de São Paulo promulgou a Lei Complementar No. 1049 que instituiu o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), que foi posteriormente regulamentada pelo Decreto No. 54.196 de 2 de abril de 2009. Em setembro de 2009, o município de Botucatu foi pré-credenciado no SPTec, e a idealização do Parque Tecnológico Botucatu foi elaborada a partir de um estudo de Viabilidade Técnica e Científica. Em 10 de dezembro de 2013 foi estabelecida a Lei Municipal No. 5.547 que dispõe sobre o Sistema de Inovação do Município de Botucatu, contendo a descrição das medidas de incentivo à inovação tecnológica, à pesquisa científica e tecnológica, ao desenvolvimento tecnológico, à engenharia não-rotineira e à extensão tecnológica em ambiente produtivo no Município de Botucatu.

O Parque Tecnológico Botucatu foi inaugurado em 14 de abril de 2015,  e os Chamamentos Públicos para o estabelecimento de empresas no Parque Tecnológico Botucatu datam de março de 2015.

Em cerimônia realizada em 19 de janeiro de 2016, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin assinou o credenciamento definitivo do Parque Tecnológico Botucatu. Desta maneira, o empreendimento passou a fazer parte definitivamente do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), e está apto a receber incentivos fiscais e celebrar convênios com o estado.

Com o intuito de contemplar uma representação abrangente da sociedade, a figura jurídica de uma organização social foi escolhida realizar a gestão do Parque Tecnológico Botucatu de acordo com a Lei Complementar No. 861 de 26 de maio de 2011. Em 28 de junho de 2011 foi fundada a organização social Associação Parque Tecnológico Botucatu. Em Chamamento Público de 6 de março de 2014 da Prefeitura Municipal de Botucatu, tornou-se pública a decisão de firmar contrato de Gestão Executiva do Parque Tecnológico Botucatu, com pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos. Foi, portanto, firmado em 8 de maio de 2014, nos moldes deste Chamamento, um Contrato de Gestão com vigência de quatro anos entre  a Prefeitura Municipal de Botucatu e a Associação Parque Tecnológico Botucatu para a realização da gestão e administração do Parque Tecnológico Botucatu.


históricoparquecomeçosobre