WhatsApp Image 2024-03-07 at 16.17.48

Nesta quinta-feira, 7, diretor científico do Parque Tecnológico Botucatu, Rui Seabra Ferreira Jr, esteve presente na abertura da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI),  com Oswaldo Massambani (Senai), Marco Antonio Zago (Fapesp), Glaucius Oliva (USP) e Vahan Agopyan, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

A conferência está sendo realizada no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo, além de ser transmitida on-line. A CECTI trata-se de um evento preparatório do estado de São Paulo para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de junho em Brasília, e terá como tema central "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido".  

Neste primeiro dia de conferência, a comunidade acadêmica, política, empresarial e do terceiro setor se reuniram para tratar de diretrizes importantes para o estado de São Paulo. As pautas foram discutidas por meio de palestras, reflexões e debates, a fim de compor as ações federais em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no estado paulista e sua contribuição para a agenda nacional de CT&I nos próximos anos.

"Com a Fábrica de Biomedicamentos do Cevap/Unesp inserida no Complexo Econômico - Industrial da Saúde do Ministério da Saúde, bem como pela minha atuação como diretor científico junto ao Parque Tecnológico de Botucatu, tenho tentado inserir nosso Ecossistema de Biotecnologia nesse circuito, visando trazer novas oportunidades para a nossa cidade e buscar recursos para os projetos em andamento", afirmou Rui Seabra.

O estado de São Paulo possui um amplo sistema de ciência, tecnologia e inovação, com seus parques e suas incubadoras tecnológicas, suas universidades e instituições de excelência. Além disso, conta com sua diversidade de empresas de base tecnológica com fortes investimentos em pesquisa e desenvolvimento e sua relevante Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp). 

Na sexta-feira, 8, será o segundo e último dia da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI) em São Paulo. Interessados podem assistir ao evento pelo canal do YouTube da Agência Fapesp: https://www.youtube.com/@fapespagencia