d7a5fce9069211ba31f4aef3f9bc91d0

A Prefeitura de Botucatu realizou nesta quarta-feira, 21, realizou uma Audiência Pública para apresentação e discussão do Projeto de Cidade Inteligente a ser implantado no Município. O projeto, na modalidade de Parceria Público-Privada, tem o objetivo de aumentar a qualidade de serviços como iluminação pública e conectividade.
 
A Audiência Pública ocorreu no Parque Tecnológico e contou com a participação de autoridades municipais. O evento também teve transmissão simultânea pelo site da Prefeitura de Botucatu.

O Projeto de Cidade Inteligente envolve os serviços de georreferenciamento, eficientização, operação e manutenção do parque de Iluminação Pública, além de rede de Telecomunicações e Usina de Energia Solar para os prédios públicos da cidade. O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC Brasil), sediado em Belo Horizonte, foi o responsável pelo estudo de viabilidade e modelagem contratual do projeto e apresentou as informações no evento.
 
De acordo com o estudo de viabilidade do projeto, a PPP de Cidade Inteligente vai atrair para o Município mais de 97 milhões de reais em investimento privado. A Cidade receberá a troca de lâmpadas em 26.857 pontos de iluminação pública. As lâmpadas de vapor de sódio serão substituídas por luminárias de LED, mais econômicas e eficazes.
 
Está prevista também a implantação de uma Infraestrutura de Telecomunicações com 129,14 Km de fibra óptica, 104 pontos com câmeras de Videomonitoramento e 87 pontos de internet gratuita para a população. Toda essa rede será interligada, e também atenderá à demanda de 143 prédios públicos da cidade. 
 
O terceiro serviço da PPP será a implantação, operação e manutenção de Usina Solar Fotovoltaica com 3.440 KW por ano de potência nominal. Toda a energia produzida será distribuída entre os prédios municipais, diminuindo assim o valor a ser desembolsado com a tarifa de energia.


Terminado o processo de consulta pública, a administração irá avaliar todas as sugestões feitas pela população. A partir daí, o projeto segue para licitação, que escolherá a melhor proposta feita pelos investidores privados.


ParqueTecBotucatu