WhatsApp Image 2023-05-10 at 15.09.50

O Parque Tecnológico de Botucatu, o Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo FCA/Unesp (INETEC) e o Escritório de Inovação e Tecnologia IBB/Unesp (IBIT) lançam oficialmente a 1ª edição do e-book Mapeamento do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação de Botucatu.

O e-book consiste em um mapeamento de instituições e de todo o ecossistema de inovação empreendedor de Botucatu. Ele traz oportunidades de compreender a estrutura e a composição do ecossistema local, identificar lacunas para implementar ações direcionadas, identificar as potencialidades e promovê-las, atrair parceiros e investidores e facilitar o networking entre os atores. Nesta 1ª edição, foram 78 iniciativas mapeadas.

Os atores são startups, ambientes de inovação, instituições de ensino superior e de fomento ou apoio ao empreendedorismo, laboratórios e centros de pesquisa, organizações estudantis e da sociedade civil, além das empresas sênior. O report dá visibilidade ao networking das empresas, já que é possível conhecer quais são as empresas e suas tecnologias, e traz mais dinamismo para o ecossistema regional. 

Para maiores informações sobre o e-book do Mapeamento do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação de Botucatu, acesse o seguinte link para fazer o download: https://tinyurl.com/mapeamentodoecossistema.

À frente do projeto, estiveram a coordenadora do INETEC, Prof. Drª Sílvia Angélica D. de Carvalho, a Prof. Flávia Queiroga Aranha, e os alunos Safira Pataro, estudante de Agronomia, e Gabriel de Miranda Leme, estudante de Física Médica, Daniel Lopes, diretor executivo do Parque Tecnológico, além de Leonardo Curi e Letícia Nunes Alves.

Para a coordenadora do INETEC, Prof. Drª Sílvia Angélica D. de Carvalho, o ecossistema de Botucatu tem crescido de uma maneira significativa nos últimos anos, com o aumento do número de startups, de atores, de ambientes de inovação e de espaços de coworking na cidade. "As pessoas não conhecem ou não sabem os tipos de instituições que temos aqui. Isso dificulta algumas relações e o networking, então a importância do mapeamento é justamente que a gente possa entender o que Botucatu tem, o número de empresas e quais tecnologias elas trabalham, para que elas possam até se conectar entre si e com os institutos de pesquisas, o Parque Tecnológico, as incubadoras, no sentido de promover um número maior de inovações", complementou.

Com a Profª Sílvia e dois alunos bolsistas, a Prof. Flávia Queiroga Aranha relatou que juntaram forças para construir e finalizar o material. "É o primeiro passo, o pontapé inicial. O material ficou muito interessante, tanto a parte gráfica quanto as informações que tem no e-book. Desejamos vida longa ao material, para inserirmos novas empresas que ficaram fora dessa edição, mas que fazem a sua atuação. Mapear, mostrar e identificar só agrega e fortalece mais o sistema", finalizou.

Os atores do ecossistema que não participaram da 1ª edição poderão responder ao formulário da edição 2023. Ele será divulgado nas redes sociais do Parque Tecnológico.

O projeto será lançado anualmente para que outras empresas e instituições possam fazer parte do material.

Para mais informações, escreva uma mensagem para: [email protected]



parquetecbotucatuunesp