WhatsApp Image 2023-06-28 at 15.57.46

O diretor científico do Parque Tecnológico Botucatu, Prof. Rui Seabra, esteve em São Paulo para reunião com o Prof. Márcio de Castro Silva Filho, diretor científico da FAPESP. O encontro se deu para a apresentação do ecossistema de biotecnologia em desenvolvimento em Botucatu, no qual a Fábrica de Biomedicamentos do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP/Unesp) e o Parque Tecnológico são alguns de seus protagonistas.

Também participaram da reunião o Prof. Benedito Barraviera, coordenador do Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento de Biofármacos, bem como os professores assessores da diretoria da FAPESP.

“Botucatu desponta como uma região singular para a geração de pesquisa de fronteira e negócios biotecnológicos. Precisamos fazer com que nossos atores trabalhem em conjunto, construindo fortes e estáveis elos, abrindo assim enormes oportunidades de capacitação profissional, novos empregos e ações empreendedoras. Neste sentido, o nosso Parque Tecnológico tem atuado fortemente e liderado esse processo”, comentou o Prof. Seabra.

O Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento de Biofármacos abrigado na Unesp foi uma das propostas contempladas em chamada pública da FAPESP lançada em 2021, com o objetivo de selecionar projetos de pesquisa internacionalmente competitivos. Por princípio, os resultados esperados dos CCDs devem promover o avanço do conhecimento científico e proporcionar a melhoria de políticas públicas e da qualidade de vida da população.

Com a sede no câmpus de Botucatu, o CCD vai apoiar a futura fábrica de produção de amostras de biofármacos para pesquisas clínicas, em construção no câmpus.


ParqueTecBotucatu