O Primeiro seminário sobre “Negócios de Impacto Social” foi realizado no Parque Tecnológico Botucatu no dia 06 de maio de 2016, tendo como finalidade a multiplicação de conhecimento e a troca de experiências entre empresários e interessados no tema.

O Parque Tecnológico Botucatu procurou buscar inspiração nos participantes e, posteriormente, promoverá a realização de workshops para proposição de ações futuras que fomentarão o desenvolvimento e o apoio a negócios de impacto social em Botucatu e região.

Participaram do evento o prefeito de Botucatu, João Cury Neto; o prefeito de Bauru, Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça; representantes da FCA, FMB, FMVZ, IB, FATEC, FEPAF, SEBRAE, SESI, AUIN, além de entidades assistenciais, empresas e ONG’s de Botucatu.

O seminário foi conduzido pelo diretor executivo do Parque Tecnológico Botucatu, Antonio Vicente da Silva, e iniciado por uma palestra com Rogério Oliveira, representante da Yunus Negócios Sociais Brasil. A empresa tem como objetivo desenvolver negócios sociais pelo país através de seu fundo de investimentos e aceleradora para negócios sociais. Oferece serviços de consultoria para empresas, governos, fundações e ONGs. Promove também os negócios sociais no meio acadêmico, realizam palestras, workshops e eventos por todo o Brasil. A Yunus Negócios Sociais Brasil é a unidade brasileira ligada à empresa global Yunus Social Business Global Initiatives.

Para depoimentos de casos locais de Negócios de Impacto Social foram convidados Marina Andrade e Geysa Borini, representantes da Assobio; Silvia Sassaoka, do Instituto Botucatu; Jair Svicero, da Associação Fraternal Pelicano (AFRAPE); e, Maria Della Coletta, da ONG Arte e Convívio. Seguido de suas apresentações foi aberto debate para o público com sugestões, dúvidas e comentários sobre o assunto.

O evento foi um sucesso e o Parque Tecnológico Botucatu já está se mobilizando para futuros seminários relacionados ao mesmo tema.

Texto: Isabelle Soler