WhatsApp Image 2023-06-26 at 11.29.06

O Parque Tecnológico Botucatu, o Ciesp - Regional Botucatu, o Senai Botucatu e a Unesp iniciaram um diálogo que pode resultar em uma união de forças em prol do desenvolvimento da região. Representantes das instituições se reuniram na última semana para o início de tratativas visando formalizar a iniciativa.

Participaram do encontro o diretor executivo do Parque, Daniel Lopes; o diretor científico do Parque e pesquisador da Unesp, Dr. Rui Seabra Ferreira Jr; a diretora titular do Ciesp - Regional Botucatu, Patrícia Dias; o diretor do Senai Botucatu, Tiago Guerreiro; o reitor da Unesp, Prof. Pasqual Barretti, e o Assessor do Reitor e docente da universidade professor Valdir Gonzalez Paixão.

“A ideia é termos uma parceria em que a gente some forças. Vamos unir o conhecimento acadêmico e científico da Universidade, a capacidade de qualificação de mão-de-obra técnica oferecida pelo Senai, além do poder de articulação do Ciesp como representante da indústria. Vamos somar tudo isso ao nosso ecossistema de inovação para que possamos buscar caminhos que levem ao desenvolvimento da região”, afirmou Daniel Lopes, diretor executivo do Parque Tecnológico Botucatu.

Para a diretora titular do Ciesp Botucatu, Patrícia Dias, essa aproximação da Indústria com a Universidade, com a participação do Senai e do Parque Tecnológico é algo inédito na região e que pode surtir bons resultados. “A indústria está pronta para ajudar a transformar todo o conhecimento produzido pela Universidade, por meio de suas pesquisas, em produtos inovadores que possam ajudar a trazer desenvolvimento para a nossa região. Tudo isso, com apoio do Senai, que vai nos ajudar na qualificação da força de trabalho necessária para tornar esse projeto realidade. O encontro com o reitor da Unesp foi muito positivo, pois é um movimento que estamos fazendo para mostrar que é possível reduzir a lacuna existente entre a academia e a indústria. Professor Pasqual entendeu essa demanda e acredito que será possível trabalharmos juntos”, destaca.

A primeira iniciativa destas Instituições, na área de Biotecnologia, será por meio do Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento de Biofármacos, um dos Centros de Ciências para o Desenvolvimento do Estado de São Paulo, com sede no Cevap/Unesp. "Vamos ir além da aplicação das pesquisas e inovações. Desejamos avaliar o seu impacto no setor produtivo brasileiro e, portanto, a Universidade tem muito a contribuir nesse cenário", afirma o Prof. Rui Seabra.

 


ParqueTecBotucatu